As dificuldades, oportunidades, avanços e desafios das pessoas com deficiência estiveram em pauta no primeiro dia do 1º Seminário Inclusão e Acessibilidade: Sensibilizando e Humanizando, aberto na tarde da terça-feira (2), no auditório 119, do prédio 6 da Ulbra/Canoas. O evento se encerra nesta quarta-feira (3) e marca o Dia internacional da Pessoa com Deficiência. Entre os participantes estão estudantes, professores e gestores públicos. Profissionais da área da Educação Especial e do Direito expuseram suas experiências, provocando os participantes a refletirem sobre o papel de cada um na construção de uma sociedade inclusiva. Todas as falas tiveram tradução simultânea em LIBRAS. Um momento que se pode se descrever em um momento ímpar foi a palestra do Prof. Me. Claudio Luciano Dusik , que relatou suas experiências de vida e sua trajetória; Relata Gabriel Gonçalves
terça-feira, 9 de dezembro de 2014
1º Seminário Inclusão e Acessibilidade: Sensibilizando e Humanizando de Canoas
Curso de LIBRAS forma 42 alunos nos níveis I, II e III
Mais 42 servidores municipais receberam seus certificados de capacitação na tarde desta segunda-feira (8), no curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), realizado pelo Instituto Canoas XXI, juntamente a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Secretaria Municipal de Educação (SME). A cerimônia ocorreu no Auditório Sady Schiwitz do Paço Municipal. As capacitações realizadas nesse curso envolveram os níveis I, II e III.
O Diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Canoas XXI, Gabriel Gonçalves, parabenizou os formandos e também defendeu a ideia de que cada um dos órgãos municipais tenha uma pessoa que se expresse em língua de sinais. "É extremamente necessário. Já avançamos muito, mas devemos avançar ainda mais", concluiu.
Gabriel Gonçalves em seu discurso fala da importância
de capacitar os servidores públicos em LIBRAS.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
Entrega do Estado da Cidade - Um Retrato de Canoas/ Versão Braille
No dia 03 de Dezembro de 2014, Gabriel Gonçalves entregou o Livro Estado da Cidade- Um Retrato de Canoas na Versão Braille.
- Este livro trata dos indicadores do município, então a importância de fazer o livro em Braille, que antes era feito no formato de impressão a tinta, agora em parceria com a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e a ADEVIC, realizamos esta obra na Versão Braille, pois existem diversas pessoas com deficiência visual no município e uma forma de Democratização das Informações e a conclusão deste livro. Relatou o Diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Canoas XXI Senhor Gabriel Gonçalves, na ocasião representando o ICXXI.
Entrega do Livro em Braille ao Senhor Assessor de Políticas para Pessoa com Deficiência da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul,
senhor Adilso Luis Pimentel Corlassoli
Assinar:
Postagens (Atom)